Como desligar o bipe da ignição do Suzuki Jimny? [Tutorial]

O Jimny possui um bipe (buzina / alerta sonoro) que indica a presença da chave na ignição e luzes ligadas. Como um sinal de advertência. Por isso ouvir música com a viatura desligada é ruim!!! A chave precisa estar na posição ACC para ligar o rádio. Então você escuta a música e o bipe acompanhando… Além disso, em trilhas é comum parar a viatura e deixar a chave na ignição enquanto você aguarda sua vez no obstáculo. Um minuto… dois minutos… três minutos… e você está quase louco com aquele barulho!!! Tortura chinesa na certa. Resolver a questão é muito simples. Basta desconectar os fios de sinalização da ignição. Veja abaixo como fazer.

ATENÇÃO!!! Nossos tutoriais são meramente informativos. A veracidade das informações apresentadas são de inteira responsabilidade do colaborador. Não nos reponsabilizamos pela execução do passo-a-passo.  Caso não seja apto a realizar o trabalho, contrate um profissional capacitado.

Objetivo: Desligar o bipe da ignição do Suzuki Jimny. Nível de dificuldade: Muito fácil – Exige conhecimentos básicos e e ferramentas simples. Pode ser realizado na garagem de casa por pessoas com pouca experiência. Pouca chance de acidente / dano. Ex. trocar o limpador do parabrisa, trocar a lâmpada do farol. Tempo necessário: 5 min. Material necessário: Nenhum. Custo aproximado: Nenhum. Necessidade de alguém para auxiliar? Não. Passo a passo:

Localize a tampa inferior do painel, abaixo da coluna de direção.

Puxe gentilmente a borda superior (entre a tampa e a coluna de direção) segurando nas pontas, próximo as travas. Suavemente, a parte superior desencaixará.

Detalhe na posição da trava.

Detalhe na trava branca e na preta um pouco mais abaixo.

Não é necessário remover a tampa totalmente. Basta desencaixar a parte superior e deixá-la aberta.

Localize o conector com fios verdes a direita e fios branco/azul a esquerda.

Desconecte com cuidado, pressionando a trava.

Retorne a tampa para a posição original.

Pressione as travas de volta ao encaixe com cuidado.

Pronto!!! Não esqueça da trava preta lateral, caso contrário a tampa ficará apenas semi-encaixada.

Impressões finais: Essa alteração é totalmente reversível, ou seja, basta reconectar os fios quando desejar (seguindo os mesmos passos). A desvantagem é que ao desligar a sinalização do miolo de ignição, você perceberá uma mudança no comportamento da luz de cortesia. Ela deixará de apagar ao colocar a chave na ignição após entrar no carro. Ficará ativo apenas o temporizador para desligá-la. Ela não interfere no aviso sonoro de faróis ligados.

Pessoalmente, desligo antes da trilha e ligo novamente ao sair dela, pois no dia a dia dona moça sente falta do funcionamento 100% da luz de cortesia.
Abs.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *