Como lubrificar os pivôs da suspensão (IFS) da Hilux 2.8 4×4? [Tutorial]

Sabemos o quanto é importante a manutenção adequada de nossos 4×4, principalmente no que diz respeito a lubrificação. Geralmente quando se fala em “engraxar a viatura”, os pontos básicos que vem a cabeça são: cruzetas dos cardãs e terminais em geral. Porém, no caso das Hilux SW4  2.8 diesel 4×4 e Hilux Pick Up 4×4 2.8 diesel, especificamente, as que são equipadas com o sistema de suspensão dianteira independente (IFS) ou suspensão por “bandejas” /”balanças, como o sistema é popularmente conhecido, a lubrificação dos pivôs(inferiores e superiores) das bandejas acaba sendo negligenciado na hora da manutenção de rotina por alguns motivos, entre eles: a dificuldade de acesso aos pontos(graxeiras) ou  muitas vezes por falta de conhecimento em relação a existência e necessidade de lubrificação destes pontos(pivos). A dificuldade de lubrificação existe pois originalmente estas Toyotas não vem equipadas com bicos “engraxadeiras”/”graxeiras para a lubrificação destes pivos, no local encontra-se um parafuso (tampão) que deve ser removido e subistituido pela engraxadeira na hora da lubrificação. Seria simples, não fosse a dificuldade de acesso ao local para a instalação da engraxadeira(principalmente para o pivo inferior) e por na maioria das vezes os postos de lubrificação não possuírem a engraxadeira na medida correta para instalar no local. Eu por experiencia própria, já tive de deixar de engraxar os pivos da suspensão da minha SW4 2 vezes quando levei o veiculo para a lubrificação periódica, os motivos foram:

1 – O posto de lubrificação não possuía a engraxadeira na medida ideal.

2 – O funcionário do posto de lubrificação se recusou a fazer o serviço devido a este ser “muito complicado” e ainda tentou justificar dizendo que não havia necessidade de lubrificar tais pivos.

Que belo engano, preguiça e falta de informação, o manual do proprietário Toyota recomenda que os pivos sejam lubrificados juntamente com os demais itens que requerem esta atenção periodicamente, de acordo com o tipo de uso do veículo, classificado em normal e severo. Frente a isso, parti em busca de uma solução para esta dificuldade, que após a simples execução da instalação que descreverei neste tutorial, deixou de ser um problema, virou solução e de quebra passou a garantir a vida util adequada dos pivos da suspensão.

Obs.: Vale lembrar que os pivos da suspensão merecem total atenção, tanto na hora da lubrificação quanto em revisões periódicas, pois estão diretamente ligados a segurança na condução do veiculo. O processo é muito simples, vamos lá!

ATENÇÃO!!! Nossos tutoriais são meramente informativos. A veracidade das informações apresentadas são de inteira responsabilidade do colaborador. Não nos reponsabilizamos pela execução do passo-a-passo.  Caso não seja apto a realizar o trabalho, contrate um profissional capacitado.

Objetivo: Facilitar o procedimento de lubrificação periódica dos pivôs da suspensão IFS das Toyotas Hilux 2.8 4×4.

Nível de dificuldade: Fácil – Exige conhecimento básico e ferramentas simples, mas que deve ser realizado por pessoas mais experientes. Pouca chance de acidente / dano. Ex.trocar a bateria, trocar filtro e óleo do motor.

Tempo necessário: 40 min

Material necessário:
– Chave fixa/combinada 10mm
– Chave de rodas
– Macaco hidráulico 2T (no mínimo) modelo jacaré
– Cavaletes de apoio/suporte (compre aqui)
– 2 engraxadeiras (graxeira) retas, rosca 6mm
– 2 engraxadeiras (graxeira) 90 graus, rosca 6mm
– Luvas de proteção (compre aqui)
– Óculos de proteção (compre aqui)
Custo aproximado: R$6,00 (custo médio unitário de cada engraxadeira R$1,50 em lojas de parafusos)
Necessidade de alguém para auxiliar? Não.
Passo a passo:

1 – Estacione o veiculo em superfície plana, limpa e seca. Acione o freio de estacionamento e calce/trave as rodas/pneus traseiros, a fim de evitar que o veiculo se mova em qualquer direção. Calce as rodas traseiras.

2 – Afrouxe (aliviar aperto inicial, mas não remover) os parafusos das rodas dianteiras.

3 – Posicione o macaco hidráulico sob o veiculo na travessa da suspensão dianteira. Cuidadosamente e devagar,  levante a frente do veiculo o suficiente para “descolar” os 2 pneus dianteiros do chão. Na sequência posicione os 2 cavaletes de apoio para que possa realizar o trabalho com maior segurança.

Cavaletes de apoio posicionados e roda esquerda removida

4 – Remova os parafusos da roda do lado escolhido para iniciar o trabalho e na sequencia o pneu/roda. Desta forma o acesso e visualização dos locais onde se encontram os pontos de lubrificação fica livre facilitando a execução. (*)É possível realizar o trabalho sem remover o pneu/rodas, apenas esterçando totalmente a direção para um dos lados. No entanto, o acesso/visualização dos pontos de lubrificação fica bem mais difícil, exigindo maior destreza e paciência para trabalhar em locais de pouco espaço e visibilidade restrita. Para o tutorial preferi remover os pneus para melhor ilustrar o trabalho e por preferir realizar a instalação desta forma.

5 – Localize o parafuso (tampão) do ponto de lubrificação do pivô superior e na sequencia remova-0 utilizando a chave 10mm

Ponto de lubrificação pivô superior

Removendo o parafuso(tampão) do ponto de lubrificação do pivô superior

6 – Instale a engraxadeira reta 6mm no lugar do parafuso (tampão) do ponto de lubrificação do pivô superior e aplique o aperto adequado.

Engraxadeira reta 6mm

Engraxadeira reta 6mm instalada

7 – Esterce a direção totalmente para o lado oposto ao que se está trabalhando e localize o parafuso (tampão) do ponto de lubrificação do pivô inferior. Na sequencia remova o parafuso.

Parafuso(tampão) do ponto de lubrificação do pivô inferior.

Removendo o parafuso(tampão) do ponto de lubrificação do pivô inferior.

8 – Instale a engraxadeira 90 graus 6mm no local do parafuso (tampão) do ponto de lubrificação do pivô inferior e aplique o aperto adequado. Este ponto é o mais trabalhoso pois o local é “apertado” para se instalar a engraxadeira, após finalizar este ponto entenderá o porque deste tutorial. Atenção, ao apertar a engraxadeira no local, certifique-se em finalizar o aperto com o bico da engraxadeira voltado para a parte externa, deixando assim na posição ideal para ser acessado e engraxado na hora da lubrificação.

Engraxadeira 90 graus 6mm

Engraxadeira 90 graus instalada e posicionada

Notem como o acesso ao local é restrito

9 – Instale novamente a roda/pneu e repita a operação no lado oposto.

10 – Após concluir a instalação das 4 engraxadeiras e instalar os 2 pneus/rodas em seus respectivos lugares, posicione o macaco para baixar o veiculo, remova os 2 cavaletes e baixe o macaco.
Na sequencia, com os pneus do veiculo totalmente apoiados no chão, confira o aperto adequado aos parafusos das rodas.

11 – Retire o calço das rodas. Pronto!!!  Agora ficou bem mais fácil lubrificar os pivôs de seu Toyota e garantir a durabilidade adequada destes importantes componentes do sistema de suspensão.
Abraços e até o próximo tutorial!

Guiga Tostes

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