Como trocar a borracha dos pedais da Toyota Land Cruiser / Hilux / SW4 / Bandeirante? [Tutorial]

Boas amigos! O tênis ou sapato com solado molhado escorrega. Cheio de lama então… Por isso é essencial manter as borrachas dos pedais de acelerador / freio / embreagem em dia, garantindo um pedal de freio seguro e firme quando necessário!!! Além disso, um carro bem cuidado revela nos detalhes a intensidade do capricho e do zelo que o dono tem por ele. Logo resolvi postar um tutorial simples que todos podem fazer na garagem de casa. Bom, vamos lá!

ATENÇÃO!!! Nossos tutoriais são meramente informativos. A veracidade das informações apresentadas são de inteira responsabilidade do colaborador. Não nos reponsabilizamos pela execução do passo-a-passo.  Caso não seja apto a realizar o trabalho, contrate um profissional capacitado.

Objetivo: Trocar a borracha dos pedais da Toyota Land Cruiser HDJ80 (mesmos pedais da Toyota Bandeirante, Hilux e SW4). Nível de dificuldade: Muito fácil – Exige conhecimentos básicos e e ferramentas simples. Pode ser realizado na garagem de casa por pessoas com pouca experiência. Pouca chance de acidente / dano. Ex. trocar o limpador do parabrisa, trocar a lâmpada do farol. Tempo necessário: 10 minutos. Material necessário:

Obs: Apesar de importada, a borracha dos pedais da Land Cruiser tem a mesma dimensão dos pedais da Toyota Bandeirantes brasileira. Talvez sirvam também na Hilux!!! Vale a pena averiguar.

Custo aproximado: 10 reais. Necessidade de alguém para auxiliar? Não. Passo a passo: Afaste o banco do motorista para trás. Dessa forma você libera mais espaço para trabalhar nos pedais.

Repare o desgaste em cada pedal.

Identifique a forma correta de retirar as borrachas. Você precisa liberar a aba que envolve o pedal em todo seu perímetro.

Com cuidado, retire primeiro a parte de baixo. É mais fácil começar por esse ponto.

Depois de liberar a parte de baixo, puxe para cima. Pronto.

Repita o procedimento no outro pedal.

Comparativo entre as peças novas e velhas.

Comparativo – parte de trás. Repare nas abas que envolvem o pedal.

Perceba o desgaste na altura da borracha.

Limpe os pedais com um pano úmido. Aguarde secar totalmente. A instalação é o caminho inverso. Comece pela parte de cima. Verifique se a aba envolveu corretamente o pedal, ela não deve ficar dobrada.

asdf

Depois de encaixar a parte de cima, ajuste a borracha e encaixe a parte de baixo. É mais fácil encaixar primeiro um canto, depois o outro. Repita o procedimento no outro pedal. Certifique-se de que a borracha ficou firme em ambos pedais.

Resultado final.

Reposicione o banco do motorista na distância correta. Teste o acionamento dos pedais. Confira se a borracha não desencaixou. Se estiver tudo certo, está pronto para uso!!! Impressões finais:

O serviço é muito simples e rápido. As fotos falam por si.
Em carros com pedais iguais, você pode inverter as borrachas habitualmente. O pedal da embreagem é mais utilizado, por isso geralmente a borracha dele termina sua vida útil antes. Trocando frequentemente (rodízio) você deixa o desgaste mais uniforme entre as duas peças, esticando a vida útil do conjunto.
Infelizmente não consegui a borracha do acelerador em lojas nacionais. Por isso apenas inverti de lado. Assim a parte de cima (mais bem conservada) agora ficou embaixo, no local de maior desgaste.
Bom, é isso. Abraços!!!

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *