Instalação Body Lift 2″ Performance Accessories Toyota Hilux SW4 1995 [Tutorial]

Há tempos que a vontade de elevar a carroceria de minha Hilux SW4 93/94 4×4 2.8D faz parte da  lista de upgrades. Após tê-la turbinado (não perca meu próximo tutorial!!) chegou a hora do body lift.

Esta alteração permitirá a  instalação de pneus maiores (33″) que os atuais BF AT 31″ 10,5 R15 sem que esses raspem na lataria, além de conferir um visual mais robusto, equilibrado e encorpado à japinha. No entanto, muitas duvidas rondavam o projeto, entre elas: como fazer, onde fazer, qual material ou qual kit utilizar? Até que a oportunidade de uma viagem aos EUA(terra dos KITs para tudo que se possa imaginar) surgiu e me encorajou a investir em um KIT da marca Performance Accessories. Após ter pesquisado muito online em foruns 4×4 e lendo reviews de clientes que instalaram o produto no exterior, comprei! Hoje escrevo este tutorial motivado pela satisfação com os resultados após a instalação e a relativa simplicidade do kit, para que esse possa ser reproduzido e instalado nas viaturas dos Toyoteiros interessados. Espero que gostem!!!

Kit body lift 2″ instalado!

ATENÇÃO!!! Nossos tutoriais são meramente informativos. A veracidade das informações apresentadas são de inteira responsabilidade do colaborador. Não nos reponsabilizamos pela execução do passo-a-passo. Caso não seja apto a realizar o trabalho, contrate um profissional capacitado. Objetivo: Elevar a carroceria(body lift) da Hilux SW4 em 2″( duas polegadas) Nível de dificuldade: Médio / Difícil. Tempo necessário: 6-8 horas. Material necessário: – 4 blocos espaçadores(calços) cilíndricos de 2″ de altura por 2″ de diâmetro – 6 blocos espaçadores(calços) cilíndricos de 2″ de altura por 3″ de diâmetro – 2 parafusos(aço inox) 3/8″ X 5″ – 4 parafusos(aço inox) 3/8″ X 7″ – 4 parafusos(aço inox) 3/8″ X 6″ – 10 porcas auto-travantes(parlock/nylock em aço inox) 3/8″ – 4 adaptadores para nivelar o radiador – 2 adaptadores para nivelar o parachoques dianteiro – 4 parafusos(aço inox) 5/16″ X 1″ – 4 porcas auto-travantes(parlock/nylock em aço inox) 5/16″ – 8 arruelas 5/16″ em aço inox – 2 extensões para as alavancas(marchas e tração) barras cilindricas de 1/2″ diametro X 2″ de comprimento – 1 extensor para a barra de direção Body Lift:

O Kit 2″ Performance Accessories

Ferramentas e equipamentos:

Custo aproximado: Kit Performance Accessories custa aprox. US$150,00(nos EUA). Mas pode ser reproduzido, investindo-se aproximadamente R$350-450* em barras de poliuretano ou tecnil, chapas, solda, parafusos, arruelas etc. *(o custo dos itens,  mão de obra de: corte, tornearia e solda podem variar de acordo com a região) Necessidade de alguém para auxiliar? É recomendado 1 auxiliar, mas não obrigatório(realizei a instalação sozinho). Passo a passo**: DICA!!! Antes de tudo, aplique spray desengripante WD40(ou similar) em todos os parafusos/porcas de fixação da carroceria 2 ou 3 dias antes de iniciar o trabalho, isso com certeza facilitará e muito a vida na hora de remover os parafusos originais. 1 – Estacione o veiculo em superfície plana, limpa e seca. Acione o freio de estacionamento e calce/trave as rodas/pneus, a fim de evitar que o veiculo se mova em qualquer direção. A alavanca de cambio deve ser posicionada em ponto morto (neutro). 2 – Remova os cabos 2 cabos da bateria. Certifique-se de remover primeiro o cabo negativo e depois o positivo. 3 – Remova os parafusos que fixam o acabamento da soleira das portas laterais dianteiras/traseiras e também da soleira da porta traseira que dá acesso ao porta malas. Ao remover as soleiras poderá movimentar o carpete para que tenha  acesso aos pontos de fixação da carroceria, localizados sob as capas de borracha redonda (vide fotos). Os pontos de fixação são 10, sendo: 2 na dianteira nas laterais do radiador, 2 no assoalho abaixo do painel, 2 sob/atrás dos bancos dianteiros, 2 sob/lateral ao banco traseiro e 2 no porta malas. Recomenda-se remover os bancos dianteiros para facilitar o acesso aos pontos de fixação e ter mais espaço para trabalhar. Na sequencia remova cuidadosamente os painéis laterais na dianteira (lateral sob o porta luvas e lateral sob a coluna de direção).

Removendo a soleira das portas dianteiras

Ponto de fixação no assoalho sob o porta luvas

Ponto de fixação sob/lateral ao banco traseiro

Ponto de fixação sob o banco dianteiro

Após remover as soleiras das portas, levante o carpete para acessar os pontos de fixação localizados no assoalhos sob a tampa redonda de borracha.

Ponto de fixação localizado no porta malas

4 – Remova as duas manoplas das alavancas de marcha e tração(basta gira-las no sentido anti-horário), na sequencia remova o painel/console central que possui dois parafusos laterais e quatro no interior do porta objetos central. Por fim remova as coifas das alavancas, sendo a 1a. de couro e a segunda coifa de borracha fixada por 4 parafusos philips. 5 – Remova a tampa do reservatório de expansão do radiador (apenas destampar, não é necessário desmontar), na sequência remova os 4 (dois de cada lado) parafusos que fixam o radiador ao painel frontal da carroceria. Mas não remova o radiador, deixe-o apoiado na hélice do motor se necessário. 6 – Remova o parachoques dianteiro (antes desconecte as lampadas das setas embutidas no parachoques), que é fixado por 4 parafusos ao chassi + 2 parafusos laterais (1 de cada lado) ao paralamas dianteiro (acesso pelo interior da caixa de rodas dianteira). Para facilitar o trabalho e para uma melhor visualização das mangueiras, fios e linhas por baixo do veiculo, remova também o peito de aço dianteiro fixado por 4 parafusos.

Ponto de fixação dianteiro(lateral ao radiador) ANTES

7 – Afrouxe o para fuso que prende a barra de direção à caixa de direção, faça o mesmo com o parafuso que prende a barra de direção à junta universal(cruzeta) na parte interna do veiculo acima dos pedais de: embreagem, freio e acelerador. Faça marcações na barra de direção e na caixa de direção para facilitar o alinhamento após prolongar a barra de direção. Na sequência movimente a barra de direção no sentido do painel corta fogo e apos desconectá-la da caixa de direção, movimente para baixo no sentido da dianteira do veículo e remova a barra de direção. 8 – Afrouxe mas não remova as porcas que prendem os 10 parafusos que fixam a carroceria ao chassi. Os parafusos estão localizados conforme descrito no item 3. 9 – Remova as 5 porcas e arruelas originais(inferiores) que prendem os parafusos dos calços originais à carroceria SOMENTE DO LADO DO PASSAGEIRO, pois o trabalho será realizado em 2 etapas, primeiro  lado do passageiro e em seguida o  lado do motorista. AS ARRUELAS ORIGINAIS DEVEM SER GUARDADAS POIS SERÃO UTILIZADAS EM SEU LOCAL/POSIÇÃO DE ORIGEM NA MONTAGEM FINAL DO BODY LIFT 10 – Ainda do lado do passageiro remova os 5 parafusos originais e arruelas originais superiores. Estas arruelas estão presas a estrias no parafuso original, para remover aplique desengripante,  com um soquete ou cano e martelo remova as arruelas.AS ARRUELAS SUPERIORES ORIGINAIS TAMBÉM DEVEM SER GUARDADAS POIS SERÃO UTILIZADAS EM SEU LOCAL/POSIÇÃO DE ORIGEM NA MONTAGEM FINAL DO BODY LIFT.

Arruela travante de fixação ORIGINAL que deverá ser reutilizada com os novos parafusos

11 – Certifique-se de que todas as portas do veiculo estão fechadas para evitar desalinhamento, pois chegou a hora de levantar a carroceria! 12 – Posicione o macaco hidráulico aliado ao cepo/bloco de madeira sob o veiculo(lado do PASSAGEIRO), alinhado com a coluna que separa as portas dianteiras das traseiras. O bloco de madeira poderá ser apoiado diretamente na carroceria atrás do estribo lateral ou próximo a curva do tubo que fixa o estribo à carroceria e comece a levantar devagar, sempre observando as mangueiras, fios e linhas enquanto ergue a carroceria, alto o suficiente para posicionar/inserir o novo calço. Os 6 blocos/calços de maior diametro(3″) deverão ser posicionados nos pontos de apoio do assoalho, que são: sob o painel frontal, sob/atras dos bancos dianteiros e sob/laterais do banco traseiro. Já os 4 blocos/calços de menor diâmetro(2″) deverão ser posicionados nos 2 pontos de apoio na dianteira(laterais ao radiador) e os 2 restantes nos pontos de apoio localizados no porta malas. INSTALE UM CALÇO DE CADA VEZ. Não remova todos juntos pois o apoio do macaco pode escorrer, e a carroceria pode prensar sua mão junto ao chassis.

Macaco hidráulico e cepo/bloco de madeira posicionado

Calços/Blocos grande(2″X3″) assoalho e meio do veiculo e menor (2″X2″) dianteira nas laterais do radiador e no portamalas

13 – Monte os parafusos através dos calços utilizando os novos parafusos e porcas + arruelas originais superiores e inferiores conforme esquema abaixo(desenho). Os parafusos deverão ser usados de acordo com seu tamanho conforme segue: 2 parafusos(aço inox) 3/8″ X 5″ na dianteira(calços laterais ao radiador), 4 parafusos(aço inox) 3/8″ X 6″ no assoalho sob o painel e sob/atras do banco dianteiro e por fim os 4 parafusos(aço inox) 3/8″ X 7″ no assoalho sob/laterais ao banco traseiro e nos pontos localizados no porta malas. Monte as arruelas inferiores e porcas mas ainda não realize o aperto em nenhum dos parafusos. Notem que a arruela superior deve ser posicionada de forma a ficar travada nos encaixes presentes no assoalho. NÃO remova os calços/buchas originais de borracha localizados no pontos de apoio da carroceria, TODOS deverão ser montados em suas posições ORIGINAIS aliados aos novos calços(vide esquema/desenho).

Esquema de montagem dos calços

14 – Baixe cuidadosamente/devagar o macaco hidraulico/carroceria e repita os passos 9, 10, 11, 12, 13 e 14 agora no lado do MOTORISTA do veículo. 15 – Finalizado o lado do motorista, aplique o “trava rosca” Loctite (ou similar) às porcas e aperte seguramente todos os 10 pontos de apoio da carroceria e recoloque as tampas de borracha que cobrem os parafusos no assoalho. 16 – Observe as mangueiras que ligam o bocal de abastecimento ao tanque de combustÍvel, dentro da caixa de rodas traseira em sua parte superior remova os 4 parafusos que fixam o acabamento que protege essas mangueiras para uma melhor visualização, pois pode ser que as mangueiras precisem de ajuste. No meu caso o ajuste não foi necessário.

Caixa de rodas traseira DEPOIS(body lift 2″ instalado)

17 – Utilizando os 4 parafusos originais de fixação do radiador + os 4 adaptadores para nivelar o radiador, que consistem em 4 chapas com 2″ de comprimento com 1 furo em uma extremidade para que seja fixado a carroceria usando o parafuso original que antes fixava o radiador e 1 parafuso soldado em outra extremidade que servirá como novo ponto de fixação para o radiador. Instale as peças, alinhe/centralize o radiador em relação a hélice do motor, aplique o “trava rosca” Loctite (ou similar) e aperte os parafusos adequadamente. Nota: somente aperte todos os parafusos após o adequado alinhamento/posicionamento do radiador. Recoloque a tampa do reservatório de expensão do radiador.

Adaptador para nivelar o radiador (peça 1 de 4)

Adaptador para nivelar o radiador, notem na parte superior o uso do parafuso e furação original

Adaptador para nivelar o radiador instalado

18 – Instale o prolongador estriado da barra de direção(kit) ou prolongue a barra de direção soldando um novo segmento de 2″ de comprimento na barra original. ATENÇÃO este serviço de SOLDA deve ser realizado por um profissional habilitado para o tipo de solda e materiais requeridos nesta etapa. Falhas na execução desta etapa ou uso de materiais inadequados, podem causar graves acidentes.

Prolongador da barra de direção

Prolongador instalado

19 – Instale a placa(kit) por onde passa a barra de direção no painel corta fogo e na sequencia a barra, de direção de acordo com as marcações feitas anteriormente na caixa de direção e barra para garantir o alinhamento adequado. *Em caso de reprodução do kit, a placa original parafusada ao painel corta fogo por onde passa a barra de direção poderá ser mantida, mas precisará ser ajustada, devendo o diâmetro do orifício por onde passa a barra de direção ser aumentado adequadamente para que não encoste na barra de direção. Aperte seguramente os parafusos que fixam a barra de direção a caixa de direção e a junta universal localizada no interior do veiculo.

Placa para o painel corta fogo que substitui a original, por onde passa a barra de direção.

20 – Remova as alavancas das caixas de cambio e transferência para que possam ser alongadas com as barras de 2″ por 1/2 de diâmetro que acompanham o kit ou que poderão ser reproduzidas. As alavancas deverão ser cortadas proximo a sua base para que o prolongador possa ser “enxertado”, ou seja soldado entre as duas partes após o corte. Este trabalho tb deve ser realizado por um soldador profissional. Após o serviço realizado instale as alavancas em suas respectivas caixas, recoloque a coifa de borracha fixando-a com seus 4 parafusos. Na sequencia(sem ligar o veiculo) engrene todas as marchas em todas as posições possíveis afim de conferir se todas estão engrenando adequadamente. É possível que seja necessário curvar a alavanca de marchas um pouco para trás, para isso será necessário aquecer(adequadamente) o material e “ajustar” ao angulo necessário(poucos graus). Reinstale as coifas e manoplas das alavancas, em seguida o painel central e porta objetos que fazem o acabamento.

Barras de 2″X1/2″(diâmetro) para prolongar as alavancas de cambio/tração

Alavanca de tração alongada em 2″ com tudo de 1/2″

Alavanca de cambio alongada em 2″ com tudo de 1/2″

21 – Reinstale os bancos dianteiros. 22 – Utilizando os adaptadores para nivelar o parachoques dianteiro e seus 4 parafusos(aço inox) 5/16″ X 1″ + 4 parafusos originais reinstale o parachoques dianteiro. Um pequeno recorte no suporte original do parachoques poderá ser necessário para melhor alinhamento do parachoques dianteiro(vide foto)

Chapas para nivelar o parachoques dianteiro

Ponto de fixação dianteiro(lateral ao radiador) com calço de 2″ instalado e chapa para nivelar o parachoques

Parachoques dianteiro montado(detalhe chapa para nivelar o parachoques) Ps.: Por favor desconsiderem a imperfeição do recorte realizado na peça pois o fiz com uma serrinha manual…

23 – Verifique novamente o aperto de todos os parafusos da carroceria, radiador, barra de direção e parachoques. Reinstale os acabamentos da soleira das portas, painéis laterais e central. Confira novamente o funcionamento das alavancas de cambio e tração. Cheque novamente todas as mangueiras, cabos e linhas de fluidos do veiculo. 24 – Conecte novamente os cabos da bateria, lembrando-se de conectar o cabo positivo primeiro e depois o negativo. 25 – Funcione o motor e teste o veiculo. 26 – ATENÇÃO!!! O veiculo após receber o body lift passará a ter um centro de gravidade mais alto e como todo carro alto deverá ser conduzido mais cuidadosamente,  respeitando os limites de velocidade, principalmente em CURVAS pois o carro teve sua altura alterada. Evite manobras bruscas e confira o aperto dos parafusos da carroceria após 500 quilômetros. ** Passo-a-Passo baseado em experiencias pessoais durante a montagem do KIT e informações contidas no manual de montagem que acompanha o produto. E finalmente…na sequencia, fotos do antes e depois da instalação do body lift de 2″.

Antes do body lift (altura original com pneus 31″ 10,5 R15)

 

Caixa de rodas traseira ANTES(altura original)

Caixa de rodas traseira DEPOIS(body lift 2″ instalado)

 

Caixa de rodas dianteira ANTES(altura original)

Caixa de rodas dianteira DEPOIS(body lift 2″ instalado)

 

Depois do body lift

Body Lift 2″ instalado

Body Lift 2″ instalado

Body Lift 2″ instalado

Body Lift 2″ instalado

Body Lift 2″ instalado

Body Lift 2″ instalado

Um grande abraço. Guiga Tostes

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3 comentários sobre “Instalação Body Lift 2″ Performance Accessories Toyota Hilux SW4 1995 [Tutorial]

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