Trava antifurto McGard para o estepe do Suzuki Jimny [Review]

À primeira vista uma coisa que me deixou um pouco preocupado foi perceber que o estepe do Jimny ficava do lado de fora do carro. Como bom carioca eu infelizmente não consigo deixar de avaliar uma situação pelo lado “negro da malandragem”… O problema é que a preocupação tomou uma proporção muito maior quando eu li no Fórum 4×4 Brasil que um conjunto novo de roda de liga+pneu  seria pelo menos uns R$ 1.500,00…

Diante deste contexto eu decidi fazer um investimento em algum sistema que no mínimo dificultasse a vida do possível larápio a ponto de que o malandro não pudesse simplesmente aplicar uma força bruta que qualquer um com um pouco de disposição e tempo possa fazer. Ou seja, todas aquelas idéias relacionadas a  correntes, cadeados e cabos de aço foram praticamente ignoradas.

Eu estava a procura por uma solução que atendesse os seguintes requisitos:

    1. Não encontrar na internet relatos sobre como quebrar a segurança com uma solução pronta e de fácil execução.
    2. Algo que eu mesmo possa fazer, nada que eu tenha que depender de um torno mecânico ou de um profissional para montar o esquema.
    3. Um esquema com pouco volume, não queria nada grande, volumoso ou complexo.
    4. Custar no máximo 10-15% do valor da roda + pneu.

Na verdade eu também não teria muito tempo pois como o meu carro fica frequentemente na rua eu entendo que é melhor adotar uma primeira solução de forma rápida do que esperar meses e semanas para fazer algo. Achei que poderia adotar uma solução inicial e talvez no futuro, com mais calma, pensar em mais alguma outra coisa para agregar mais segurança.

Com base nos pontos acima eu recomecei a pesquisa e me deparei com um produto que me chamou a atenção: uma trava de estepe que é uma porca com chave. Voltando aos requisitos:

  1. Bom, eu particularmente não encontrei nenhum registro documentado na internet sobre um furto de estepe que portava uma trava McGard, se alguém por acaso já encontrou por favor não deixe de me avisar! Compartilhe aqui neste post 😉
  2. Certamente eu consigo trocar uma porca de pneu 🙂
  3. Algo menos volumoso do que uma porca para proteger um estepe!?! Hum… acho que não tenho criatividade suficiente para pensar em outras opções, hehe.
  4. Custa aproximadamente R$ 120,00, o que acho razoável se colocarmos em questão o prejuízo que eu teria em caso de furto.

Com a solução escolhida eu fui em busca de uma loja para adquirir o produto. Usando o Google eu encontrei um site bem simpático: Smartfix. Digo simpático pelo design objetivo e limpo. O site também me passou muita confiança no primeiro acesso, somente faltava um contato telefônico ou a leitura de alguns bons relatos de compra. Optei pela primeira opção e peguei um telefone para falar com o pessoal da Smartfix. Em 2 min eu havia recebido a confirmação que o produto existia em estoque e recebi as instruções básicas de funcionamento da trava. Por sinal digo que o atendimento foi nota dez. Fiz a compra pela web e recebi o produto antes do prazo em uma caixa rígida, ou seja, muito bem embalado.

O produto acompanha um manual simplificado de instalação e um cartão com um código pessoal. Este código é importante porque caso você perca a chave, uma solicitação pode ser feita ao vendedor para que uma nova chave-segredo seja enviada pela McGard.

Lado esquerdo: Visão da conexão da chave-segredo que encaixa na chave de roda. Lado direito: Visão da parte cônica da porca que enrosca no parafuso do estepe.

Lado esquerdo: Visão do segredo da chave que encaixa no segredo da porca. Lado direito: Visão do segredo da porca, que fica fixa no estepe.

A instalação é muito simples. Você deve escolher e remover uma porca do estepe e trocar pela porca-segredo McGard. Para apertar a porca-segredo você deve encaixar a chave-segredo na porca-segredo e girar fazendo uma leve força até encontrar o encaixe. Por último com a mesma chave de roda utilizada para remover a porca original do Jimny você consegue apertar a porca-segredo. A chave-segredo é removida e armazenada em um local seguro.

Manual que acompanha o produto.

Apesar de ser um processo muito simples eu acabei fazendo algumas fotos para mostrar um passo-a-passo. Um ponto interessante é que eu aprendi a remover o conjunto macaco/chave de roda do Jimny. Digo isso porque em uma situação nada favorável para uma troca de pneu, como por exemplo em uma serra à noite chovendo, não é nada legal ter que pensar o que você deve fazer para remover o macaco do teu carro…

1) Abra o porta-malas, remova a forração e o parafuso que prende o compensado de madeira ao suporte do macaco. Na parte interna do compensado você encontra uma haste metálica. Pegue esta haste e utilize o lado de ponta reta para girar os olhais do macaco no sentido horário. Quando os olhais estiverem frouxos termine utilizando as mãos. Gire até o macaco se comprimir a ponto que você consiga removê-lo lateralmente:

2) Embaixo do macaco tem um estojo azul com a chave de roda. Peguei a chave, remova a porca desejada do estepe e coloque a porca-segredo:

3) Encaixe a chave-segredo na porca-segredo e utilize a chave de roda para apertar firmemente. Por último remova a chave e guarde a mesma em um local seguro. Lembre-se que sem esta chave você não vai conseguir usar o estepe. Eu não vou dizer onde guardo a minha simplesmente por motivos de segurança:

Conclusão:

Estou satisfeito com a trava e me sentido bem tranquilo com relação ao meu estepe. É um produto de qualidade desenvolvido por uma empresa criativa que é reconhecida no mercado internacional.

Pontos positivos:

  • É uma proteção com um tamanho pequeno.
  • Simples de instalar.
  • Tem um custo razoável se considerarmos o prejuízo e a dor de cabeça e algumas outras soluções com o mesmo nível de segurança.
  • Material de boa qualidade que sobretudo é resistente a ataques nas ranhuras do segredo.
  • Preocupação com os segredos, que são gerados por um computador, evitando segredos repetidos.

Pontos negativos:

  • Não é infalível. Na realidade a priori não existe solução infalível.
  • Você precisa se preocupar em ter consigo a chave-segredo enquanto utiliza o carro, pois caso precise do estepe a chave deve estar ao alcance. Ao mesmo tempo você não deve deixar a chave em um local de fácil acesso ou “manjado”.
  • Não é um produto barato para nós brasileiros por conta da importação.

Informações gerais: http://www.mcgard.com/AutomotiveProducts/WheelLocks

Autor: Ricardo Cosme

Fonte: http://jimnylog.wordpress.com/

Publicação autorizada pelo autor.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *